COMPLIANCE & GOVERNANÇA CORPORATIVA – ENTENDA A RELAÇÃO
COMPLIANCE e GOVERNANÇA CORPORATIVA são termos cada vez mais usados pelas empresas. E, apesar de possuírem diferenças, visam o mesmo objetivo: a GESTÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
Esses dois termos, que por serem usados juntos, parecem sinônimos, na verdade são complementares.
Enquanto o COMPLIANCE busca garantir que a organização esteja agindo dentro da ética e das normas vigentes, a GOVERNANÇA CORPORATIVA procura manter o alinhamento entre os interesses dos executivos e acionistas.
É comum vermos notícias de organizações que passam por escândalos de corrupção ou são denunciadas por falhas em seus processos administrativos; esses são EXEMPLOS CLÁSSICOS de crises na GOVERNANÇA CORPORATIVA.
A preocupação com o ALINHAMENTO ESTRATÉGICO e a REPUTAÇÃO DAS EMPRESAS tem feito muitos gestores se interessarem cada vez mais por compliance e governança corporativa.
GOVERNANÇA CORPORATIVA é um conjunto de práticas que busca fortalecer a empresa por meio do alinhamento entre os interesses da organização, dos sócios, dos diretores e dos acionistas com os órgãos de fiscalização e regulamentação vigentes.
COMPLIANCE é um termo em inglês que vem do verbo “to comply”, que significa “cumprir”, “estar em conformidade”.
No âmbito dos negócios, compliance refere-se à prática de agir de acordo com as diretrizes estabelecidas na legislação vigente e cumprir com as normas a que está submetida, tanto as externas quanto as internas.
Assim, o compliance é essencial na governança corporativa, já que um dos pressupostos para que ela dê certo é justamente a adequação às diretrizes e normas.
Quer saber como isso funciona na prática? Converse com um de nossos especialistas.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!