A IMPORTÂNCIA DO DIREITO NA GESTÃO EMPRESARIAL
A formação de uma estrutura que pode ser o divisor entre sucesso e o fracasso de uma empresa.
Com o crescimento da “globalização”, o mercado se viu em busca de estratégias que facilitassem a criação de produtos ou serviços de qualidade e que atendessem aos seus desejos e expectativas. E neste mesmo cenário nasceram autores de livros e artigos de auto-ajuda, empreendedorismo, sucesso empresarial, gestão de negócios e de como obter crescimento financeiro.
No entanto, fica a seguinte questão: quantos livros abordam a importância do Direto para se obter Sucesso na Gestão de uma Empresa?
ADMINISTRATIVAMENTE FALANDO, uma empresa se classifica como sendo uma instituição social com caráter hierárquico e fins econômicos, agregadora de empresários, sociedades empresárias, trabalhadores, sócios, acionistas e terceiros, e que impõe ao Estado o dever de controlar, supervisionar e coibir o abuso do poder econômico, além de garantir a livre iniciativa. JURIDICAMENTE FALANDO, ela se classifica como sendo um complexo jurídico que envolve conhecimentos variados e multidisciplinares, entre eles questões econômicas, preventivas, contratuais, trabalhistas, fiscais e de planejamento de metas de crescimento.
Assim, nos dias atuais, não podemos resumir o sucesso empresarial apenas às estratégias de vendas, captação de clientes, fidelização e retenção. O sucesso também se dá pela união de empresários e operadores do Direito dispostos a caminhar juntos, implantando modelos de negócios, manuais, procedimentos, regimentos internos, códigos de conduta, termos de confidencialidade, contratos de trabalho específicos, entre outros documentos importantes ao desenvolvimento saudável da sociedade empresária.
Ao adotar medidas legais preventivas, o empresário dificilmente será surpreendido com demandas judiciais que possam comprometer o orçamento da sua empresa, travando seus negócios e tirando o foco de seu planejamento.
Portanto, a formação desta estrutura pode ser o divisor entre sucesso e o fracasso de uma empresa.
Por isso, contar com profissionais conhecedores dos fundamentos do direito empresarial é de suma importância para o gestor, que terá melhores condições de administrar seus negócios de forma eficiente e otimista, garantindo o respeito aos direitos trabalhistas, à responsabilidade civil da empresa, e aos direito ambiental, contratual, tributário e do consumidor.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!